sábado, 22 de novembro de 2008

O que estamos nos tornando?


A cada dia que ligo a TV pra acompanhar os jornais eu me enojo das noticias que vejo. São casos de pedofilia, estupro se tornou robi de manicos, pais matam e batem em seus filhos como se fossem animais selvagens. A violência parece um novo esporte independente de classes sociais. Será que ainda somos humanos? "Falei sobre aquilo que é devido a Deus; agora devo falar sobre o que é devido as outras pessoas, embora o que seja devido ás pessoas esteja igualmente relacionado a Deus, uma vez que a humanidade é a imagem de Deus... O mais forte vinculo que nos une é a humanidade. Qualquer pessoa que destrua esse vinculo é um assassino parricida. Ora, foi a partir de um único homem que Deus criou a todos nós, de forma que temos todos o mesmo sangue, o que faz com que o maior dos crimes seja odiar e fazer o mal a seu próprio semelhante" Lactantius. Quem dera as pessoas pensassem assim, quem dera essa sociedade na qual vivemos hoje não fosse movida com instintos de animais, mas sim de seres humanos. Ser gente é ser humano, é amar ao meu próximo, porque ele é meu semelhante, ele resplandece a imagem de Deus! Infelizmente a sociedade de hoje vive em um grande inferno, não adianta tiramos essas pessoas apenas do inferno em que vivem, temos que tirar o inferno de dentro delas. A sociedade dita tudo o que se deve fazer, o marketing se tornou tão eficiente que até dita os crimes que estão na moda, a busca pelo consumismo gera pessoas capazes de tudo pra terem tudo.Sabemos que pela nossa própria capacidade não podemos nos mudar e mudarmos nada. Somente quem conseguiu ser gente pode nos ensinar, somente quem não agiu pelo impulso do pecado pode nos ensinar a amar, pode nos ensinar a olhar para o outro. O que estamos nos tornando??

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ser gente como Jesus foi...


Pra nós parece que Jesus foi um super, ou hiper homem, parece que ele foi uma pessoa miraculosa, ou um palestrante de massa. Enfim Jesus não foi isso, Jesus foi gente, ele veio pra nos mostrar como ser gente de verdade. Ele não se mostrava pelos seus milagres, mas pela sua simplicidade. Ser gente de verdade é ser simples,ser gente de verdade é amar o proximo como a ti mesmo, ser gente é ver nos outros a imagem de Deus. Ser gente como Jesus foi é não se importar com o que as pessoas vão falar se me verem perto de uma prostituta, ou perto de um leproso, ser gente como Jesus foi é se importar como o outro está, o que ele precisa. Ser gente de verdade não é priorizar algumas coisas que são mais importantes, ser gente de verdade é priorizar o que é mais importante que é a vida. Ser gente de verdade não é ter bons principios, mas é colocar em pratica virtudes que aparecem pelos nossos atos. Ser gente de verdade é tocar as pessoas, é se importar com cada vida, é imaginar como ela está se sentindo, e se eu estivesse no lugar dela o que eu gostaria que fizessem por mim. Isso é ser gente, ser como Jesus foi!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Lagrimas



Lagrimas nem sempre são ruins
Alguns momentos felizes têm esse fim
Lagrimas são a pura expressão de um coração quebrantado
É a alma ferida, por uma partida
Nem sempre choro em momentos felizes
Mas me derreto em momentos de dor
Minha saída é chorar, em silencio as lagrimas derramar
Choro onde ninguém me vê
Prefiro guardá-las apenas pra quem as pode dete-las
Lagrimas escorrem passam por cima das nossas dores
Banham saudades por nossos amores
Lagrimas brindam nossas alegrias
Onde a menina dos olhos é atrevida

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

...a procura de um "messias" - Obamania!


Infelizmente muitas passoas estão indo por um viéis perigoso demais. Estão todos depositando tudo em Obama como se ele fosse um "messias" da nova era que vai salvar o mundo dessa crise economica. Acho isso muito extremista, fiquei feliz por ver sim que o racismo está acabando, se não está ja é pequena minoria que pratica tal atitude horrivel. Vencendo o racismo sim, isso é uma vitoria para se comemorar. Porém acreditar que ele vai mudar o mundo, enfim isso me causa um pouco de receio, homens que chegaram ao poder com essa intenção acabaram querendo dominar o mundo.
Depositar toda a confiança nele é o que muitos estão fazendo, ja estão idolatrando ele e sua familia. Isso mostra o quanto o mundo carece de um lider, de uma pessoa que de a direção e o que eles procurão em Obama é um "messias", isso está se tornando uma obamania.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Buscai e vivei!!!


Pois assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei!! Amós 5.4

Essa é palavra que vem por parte do Senhor, não começou ser anunciada apenas com a vinda de Jesus, essa palavra é de Deus desde que o mundo é mundo, e desde que nos criou. Aqui especificamente o Senhor usa um peão, um boiadeiro para trazer palavras proféticas a Israel. Amós anuncia juízo, mas dentre tudo isso ele anuncia o que mais importa para Deus que é a vida. Deus tem prazer em dar vida, em gerar vida. Porém o povo de Israel se afastou de Deus mesmo tendo escolhido para ser abençoado, para ser separado, quantas vezes não somos como Israel que temos a oportunidade de ser povo escolhido e separado, mas preferimos correr atrás do vento.
Como já dizia Agostinho de Hipona Deus nos fez para ele e somente encontraremos paz quando descobrirmos isso. è engraçado quantas coisa buscamos para tentar preencher esse vazio. C.S.Lewis também falando sobre isso comentou que essa nossa busca é "como o cheiro de uma flor da qual nunca cheiramos, é o som de uma melodia que volta e meia vem a nossa cabeça, mas nunca a ouvimos", ou seja, não é nada, tudo que tentamos colocar como preenchimento de nossos anseios são paenas escaps. O vazio que temos, a morte que temos dentro de nós só pode ser preenchida com Deus, com Jesus Cristo.
Assim como Amós disse que em Deus há vida, Jesus se apresentou como o caminho e a vida, ele é a expressão do que é viver. Jesus disse que todos os que forem a ele terão vida em abundância.
Assim como Amós proclamou isso para o povo, eu quero dizer para você que está lendo esse texto, faça prova de Deus, buscai e vivei!!!!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Discurso de Martin Luther King (28/08/1963) -Eu tenho um sonho (Barac Obama)


Hoje a América, a Ásia, o Oriente médio, enfim quase todo mundo acordou e viu o que a democracia solida Américana decidiu. Fiquei feliz, não somente por causa de um partidarismo politico, mas por um negro ser Presidente da maior potência do mundo. Por ver que ainda que exista racismo ele já está em extinção espero eu, por saber que não há diferenças. Anexo a essa mensagem coloco um discurso de Discurso de Martin Luther King (28/08/1963), onde ele sonhou em dia que os negros e brancos pudessem viver livres, como ele gostaria de presenciar esse momento histórico.

"Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história de nossa nação.

Cem anos atrás, um grande americano, na qual estamos sob sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação. Esse importante decreto veio como um grande farol de esperança para milhões de escravos negros que tinham murchados nas chamas da injustiça. Ele veio como uma alvorada para terminar a longa noite de seus cativeiros.
Mas cem anos depois, o Negro ainda não é livre.
Cem anos depois, a vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação.
Cem anos depois, o Negro vive em uma ilha só de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o Negro ainda adoece nos cantos da sociedade americana e se encontram exilados em sua própria terra. Assim, nós viemos aqui hoje para dramatizar sua vergonhosa condição.

De certo modo, nós viemos à capital de nossa nação para trocar um cheque. Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo americano seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com "fundos insuficientes".

Mas nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.

Nós também viemos para recordar à América dessa cruel urgência. Este não é o momento para descansar no luxo refrescante ou tomar o remédio tranqüilizante do gradualismo.
Agora é o tempo para transformar em realidade as promessas de democracia.
Agora é o tempo para subir do vale das trevas da segregação ao caminho iluminado pelo sol da justiça racial.
Agora é o tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a pedra sólida da fraternidade. Agora é o tempo para fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus.

Seria fatal para a nação negligenciar a urgência desse momento. Este verão sufocante do legítimo descontentamento dos Negros não passará até termos um renovador outono de liberdade e igualdade. Este ano de 1963 não é um fim, mas um começo. Esses que esperam que o Negro agora estará contente, terão um violento despertar se a nação votar aos negócios de sempre.

Mas há algo que eu tenho que dizer ao meu povo que se dirige ao portal que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso legítimo direito, nós não devemos ser culpados de ações de injustiças. Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da xícara da amargura e do ódio. Nós sempre temos que conduzir nossa luta num alto nível de dignidade e disciplina. Nós não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e novamente nós temos que subir às majestosas alturas da reunião da força física com a força de alma. Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, para muitos de nossos irmãos brancos, como comprovamos pela presença deles aqui hoje, vieram entender que o destino deles é amarrado ao nosso destino. Eles vieram perceber que a liberdade deles é ligada indissoluvelmente a nossa liberdade. Nós não podemos caminhar só.

E como nós caminhamos, nós temos que fazer a promessa que nós sempre marcharemos à frente. Nós não podemos retroceder. Há esses que estão perguntando para os devotos dos direitos civis, "Quando vocês estarão satisfeitos?"

Nós nunca estaremos satisfeitos enquanto o Negro for vítima dos horrores indizíveis da brutalidade policial. Nós nunca estaremos satisfeitos enquanto nossos corpos, pesados com a fadiga da viagem, não poderem ter hospedagem nos motéis das estradas e os hotéis das cidades. Nós não estaremos satisfeitos enquanto um Negro não puder votar no Mississipi e um Negro em Nova Iorque acreditar que ele não tem motivo para votar. Não, não, nós não estamos satisfeitos e nós não estaremos satisfeitos até que a justiça e a retidão rolem abaixo como águas de uma poderosa correnteza.

Eu não esqueci que alguns de você vieram até aqui após grandes testes e sofrimentos. Alguns de você vieram recentemente de celas estreitas das prisões. Alguns de vocês vieram de áreas onde sua busca pela liberdade lhe deixaram marcas pelas tempestades das perseguições e pelos ventos de brutalidade policial. Você são o veteranos do sofrimento. Continuem trabalhando com a fé que sofrimento imerecido é redentor. Voltem para o Mississippi, voltem para o Alabama, voltem para a Carolina do Sul, voltem para a Geórgia, voltem para Louisiana, voltem para as ruas sujas e guetos de nossas cidades do norte, sabendo que de alguma maneira esta situação pode e será mudada. Não se deixe caiar no vale de desespero.

Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.

"Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto.

Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos,

De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!"

E se a América é uma grande nação, isto tem que se tornar verdadeiro.

E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire.

Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York.

Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania.

Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado.

Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia.

Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia.

Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee.

Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi.

Em todas as montanhas, ouviu o sino da liberdade.

E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:

"Livre afinal, livre afinal.

Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal."

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Eu-TU


Se permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedireis o que quiserdes e vos será feito.
Aqui podemos ver uma relação pessoal, algo que vai e vem. Não é ativo – passivo, mas ativo – ativo. È uma relação que é chamada de Eu – TU, pois ela é relacional, ela não se limita a somente um, é a interação das duas partes. A relação que Jesus Cristo veio mostrar sem duvida nenhuma é uma relação de intimidade. Nesse texto ele nos mostra que temos que permanecer nessa relação dando e recebendo. Por isso ele usa a parábola acerca da videira, onde os ramos, os galhos permanecem na arvore e mais recebem a seiva da arvore para que possam dar frutos, porem o galho que não está dando frutos deve ser podado. Se não está dando frutos significa que ela está sim ligado a arvore, mas não está se fortalecendo da seiva e dos nutrientes que a arvore distribui por toda a sua extensão. Na realidade é assim que se daparam muitas pessoas ligadas a Jesus, porém as pelavras dele não permanecem mais nelas. É algo que o Senhor coloca como condição para que possamos dar frutos, para que possamos ser abençoados, nessa relação com Deus não tem como falsear, florear situações, nessa relação ele quer a verdade, pois ela é o caminho para vida. Jesus é o caminho a verdade e a vida, ninguem vem ao Pai se não for por ele. Nessa relação o Senhor quer nos ouvir e também quer ser ouvido, ele que ser amado, e quer nos amar!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Deserto, encontro com Deus

Foi no deserto que depois de 400 anos cativo os hebreus se encontraram e provaram do amor de Deus, foi no deserto que João Batista falou e se cumpriu a profecia da “voz que clama do deserto”, essa voz nada mais era a de Deus que não habitava mais no templo e sim no deserto. O deserto que trazia a mente o símbolo de sofrimento e dificuldades, foi lá também que Jesus foi tentado e depois recebeu um banquete celestial. Se existe um lugar em que nosso encontro está marcado com Deus sem duvida nenhuma é no deserto. Pois as dificuldades nos levam até ele, é no deserto que o povo passa por momentos de purificação, é no deserto que vencemos nossas tentações, é no deserto que podemos ter a certeza de que não há lugar melhor pra se estar do que a não ser ao lado de Deus, ainda que seja o deserto como ambiente. Quando nos encontramos com Deus no deserto das nossas vidas podemos dizer como Paulo aprendi a viver em qualquer situação, pois sei que ele está comigo, podemos afirma como Davi ainda que ande pelo vale da sombra da morte não temerei, porque tu estás comigo. O ambiente pode mudar, as circunstâncias podem variar, mas se O Senhor esta conosco não temos dos que temer.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lamento por sua falta aqui entre nós ( Orlando Braidoti)


Ontem dia 26 de Outubro de 2008 partiu Pastor Orlando Braidoti, um dos pioneiros do evangelho no século XX aqui no sul de Minas Gerais. Por volta de poucos minutos antes começar o culto, quando o sol de declinava já no céu a noticia corria o avô, o pai, o meu amigo, o Pastor Orlando Braidoti partiu, ele se foi, ele descansou. Mas nos céus os anjos, querubins, Serafins diziam uns aos outros Orlando Braidoti chegou, ele chegou!!!!
Lamento por que sei na batalha que continuamos quando olhar para o lado não mais verei seu escudo, não mais verei sua espada empunhada. Mas sei que ele já está com Rei, já está na gloria. Me dói saber que não terei mais ele no campo de batalha, mas me alegro a saber que foi um dos maiores guerreiros do meu tempo. Ele pra mim é um herói da fé, lamento por ter usufluido tão pouco dele.

domingo, 26 de outubro de 2008

Pensar e ser


Muitos acreditam que pensar estar bem longe de ser, mas acredito que não. Muito do que fazemos, do que praticamos são reflexos de nossos pensamentos. Muitos dizem fiz isso "sem pensar", na realidade podemos fazer algumas coisas como impulso, mas na verdade alguma vez ainda que raramente já pensamos. A bíblia nos diz que a nossa boca fala do que o nosso coração está cheio, é verdade do que o nosso coração, nossa mente. Para os antigos a razão se encontrava no coração, hoje depois da influencia grega passamos a ter a mente como ferramenta da razão e da racionalidade. Por isso como uma sequência lógica se o que pensamos futuramente se transformará naquilo que iremos praticar devemos sim ter bons pensamentos."Falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente vazia vive angustiada". De acordo com muitos cristão mente vazia é oficina do diabo, se assim é devemos encher nossas mentes com aquilo é bom e agradavél, com as coisa de Deus. Pensar nas coisas de Deus não é dicotomizar o terreno do celeste, o carnal do espiritual. Os mistícos da antiguidade diziam que "os peixes são seres que nadam, os passáros são seres que voam e os homens são seres que oram", ou seja, nós quando falamos em pensar em coisas boas devemos pensar não no espiritual como algo distante, ou transcendente da nossa realidade, mas pensar na vida e na liberdade que vem por parte de Deus tanto na área espiritual como na vida diária, pois nós somos seres espirituais. Não existe coisas materiais, a matéria é inanimada, nós que criamos as coisa materiais somos espirituais, tudo que praticamos revela nossa espiritualidade. Os judeus devam tanto credito as leis que influenciavam no seu dia a dia pois para eles a espiritualidade nada mais é que uma pratica diária que revela a sua diferença.
A distancia entre o pensamento e pratica é um caminho estreito, dentre em pouco tempo suas atitudes revelaram quem você sempre foi e pensou. Por isso não floreie a realidade, não finja o que você não é. Mude de pensamento e suas atitudes naturalmente serão diferentes.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Lamentações


Eu lamento Pai, eu não queria que fosse assim
Planejei tudo correto sem pedras no caminho
Infelizmente me deparei com algumas
Cai e me machuquei
Eu lamento, pois queria ser melhor
Eu lamento, pois queria ser diferente
Eu lamento por te buscar tão pouco
Eu lamento, eu lamento...
Prefiro lamentar
Do que florear algo que não está belo
Algo que não era pra ser assim
Nós nos acomodamos e mascaramos a realidade
Dói-me saber que Deus tem que me amar tão podre assim
Dói-me saber que o que eu faço é o mínimo
Eu lamento, e derramo minhas lagrimas no teu altar
Pois quando choro
Minhas lagrimas regam a minha volta
E então pode haver vida novamente.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Melancolia


Melancolia é um estado ou um processo?
Melancolia é céu nublado, e vidro embaçado
Melancolia são lagrimas no rosto e pela janela chuvisqueiro grosso
Melancolia é remoer, e lembrar e na dor mergulhar
A dor é o que nos mantêm vivos
Melancolia é a crise,
É o dilema, a questão sem teorema
Melancolia é a certeza de que a vida é boa
Ainda que as vezes doa
Melancolia é insegurança do que vai acontecer
É o querer dominar o que ainda vai se tornar a ser
É a busca do controle, temendo o descontrole
Melancolia é chorar e ao mesmo tempo amar
No meio dessa tesmpstadade se pegar num belo garagalhar
Melancolia me lembra neblina
Na noite fria a busca de uma serpentina
Melancolia é a despedida
É a ferida da lembrança perdida

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Continuar tentando


Amar é ver as falhas do proximo
Mas diante das falhas temos duas opções:
Desistir, ou no final do dia pensar em continuar tentando
Eu consigo enchegar nossas falhas
E prefiro ao final do dia pensar em continuar tentando
Pois é com você que quero estar
É com você que quero envelhecer
É com você que ao longo dos anos quero me surpreender
Desistir é para quem não quer mais amar
É algo pessimista, e derrotista
Vou continuar tentando
Enquanto tiver ar em meus pulmões
Enquanto meu coração escutar a pulsação do seu
Enquanto eu me rir por dentro com suas gargalhadas
Eu vou continuar tentando, porque é com você que aprendi que o amor é docê
O amor é da cor de chocolate, em dia de céu azul
Vou continuar tentando ainda que outros falem ao contrario
Pois o que importa pra mim é que sei que nosso amor vem de Deus
Desde que te conheci te amei
Ao longo do jardim encontrei espinhos
Mas eles não me impedem de ver a beleza da flor que és
Vou continuar tentando, porque só vivo te amando!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sentindo Deus

Pai obrigado por olhar pra mim, mesmo quando não estou a olhar pra ti;
Como um cego desejo enxergar, mas pra mim basta o teu espírito a me guiar;
Minhas angustias e temores me levam a ti, como a brisa sopra sobre mim sinto seu amor me tocar;
Não me deixe errar quando tudo escurecer permita que ainda que surdo eu anseie por te ouvir;
Te sentir é melhor do que te ver,
Te ouvir e melhor do que pedir,
Saber que estas comigo é minha segurança,
Andar ao seu lado é caminhar sem se cansar,
Acreditar além dos meus temores é o que preciso Deus.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pensamentos que me aprisionam

Mais um dia longe e não sei bem o que fazer
Estou distante daquilo que imaginei e sonhei
Deus tenha misericórdia de mim
Me uma direção, aponte um caminho
Ainda que seja apertada, se for de sua vontade quero por ela passar
Estou confuso, minha mente se atrapalha
As palavras se embaralham
Estou só querendo me encontrar, encontrar algo que faça sentido
Algo que tenha paz, e que meu coração fique tranqüilo
A tensão é tanta que sinto cada brisa soprar
E me corto por dentro sem saber se em algum lugar vou chegar
Choro, paro e penso, mas nem assim pareço melhorar
Corro pra lugares escuros e sombrios em mim
Lugares que eu mesmo não sabia que existiam
São frios, e doloridos
Não sei bem se lugares bons são quentes
Mas tenho certeza que são reluzentes
Tento fugir de mim mesmo
Existem pensamentos que me aprisionam
Quem laçam e me condenam

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Evangelho simples


As boas novas de Cristo capaz de transformar e mudar quelquer vida nos é oferecida gratuitamente. Porém fazem desse presente um dilema, se é assim tão simples vou viver minha vida; outros acham que esse presente parece ser um caminho muito facil , por isso buscam o legalismo. Na verdade somos nós que complicamos, Cristo derramou seu sangue puro, por nós homens de labios impuros. Ele se fez caminho onde era abismo, ele tomou sobre si o castigo que era nosso. Lembrando que se Cristo é o caminho devemos permanecer nele, isso é o que pode parecer o mais dificil. Por isso João Batista disse que os que querem alcançar o reino dos céus isso fazem através de esforço, nosso esforço consiste em permanecer no centro da vontade de Deus, ou seja ser obedientes. O evangelho é simples, nós homens que dificultamos tudo.

domingo, 27 de julho de 2008

Mission Adventure


Deus nos separou por duas semanas para estarmos entre os nossos irmãos indigenas. Foi um tempo de aprendizagem, no qual Deus trabalhou particularmente comigo a respeito de dependencia total dele. Para mim que sou de planejamentos e estrategias algo que mexeu comigo. Deus nos levou a lugares onde podemos perceber de maneira clara situações nas quais os indios vivem da dependencia dele. E através dessa experiencia onde nós aprendiamos e ao mesmo tempo ofereciamos nosso amor a eles Deus foi trabalhando em cada um de nós.

Minha oração é que esses dias não tenham sido apenas um sonho, mas a concretização do que Deus sempre sonhou para nós. Missões é viver a plenitude do amor de Deus.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Uma busca continua...


Como é árdua e injusta a missão de um poeta
Das suas dores e crises gera poesias que para outros são lindas palavras
È duro saber que a solidão é sua parceira direta
Ele enxerga o que os outros não enxergam
Pois ele sabe que nós homens não somos o que queremos ser
Somos o que queremos ser em nossas mentes
Pois na realidade não o somos
Somos seres inacabados
Onde a vida é apenas está estrada que percorremos
Corremos como quem corre atrás do vento
Pois na nossa vida terrena, sempre dentro de nós vamos estar incompletos
Se tiver atitudes do que desejo ser, é porque estou no caminho certo
Mas sei que quando eu achar que cheguei ao topo
Vou olhar pra cima é ver que apenas andei alguns metros
Essa é a sina do homem
A tentativa de pegar a águas em suas mãos reflete bem isso
Quando acho que a dominei, e que a tenho toda em minhas mãos
Logo percebo que ela me fugiu pelos dedos e que tenho que começar tudo de novo
É como se duas forças me puxassem
Uma me puxa pra realidade de que eu quero ser
Outra me puxa pra realidade de que eu não consigo ser o que quero
Elas vivem dentro de cada um de nós
O que sou hoje importa mais do que já fui
E o que desejo ser, importa mais do que estou sendo

terça-feira, 10 de junho de 2008

Frutos verdes, ou sementes entre espinhos?


Semana retrasada tivemos a tão famosa “Marcha pra Jesus”. Assistindo a uma reportagem feita na própria marcha por uma emissora de TV secular me surpreendi com a imaturidade de alguns participantes que se atreveram a dar entrevista.
Sem que a equipe de reportagem perguntasse qualquer coisa um garoto de aproximadamente 17 anos gritou: “Deus queime os homossexuais”. Eu como um cristão me envergonhei daquele rapaz. Engraçado que em varias reportagens feitas na semana anterior na passeata do movimento gay eu não o vi evangelizando e falando do amor de Deus pra nenhum deles. Eu o vi sim na “marcha pra Jesus” como um guerreiro lutando contra o resto do mundo. É, na verdade acho que esquecemos que ser cristão não é lutar contra carne ou sangue, não é ir contra os homens, mas é ir em direção a eles mostrar um Deus que os ama. Não sou a favor do homossexualismo, mas acho que a igreja ainda não está pronta pra trabalhar com esse tipo de pessoa e por isso apenas grita pra espantar seus medos.
Jesus não atirou pedras na prostituta, não chegou dizendo:_ Queime-a Deus! Mas chegou mostrando que Deus a ama, e que ele quer mudança em nossas vidas.
Não sei o que está acontecendo. Realmente a igreja brasileira tem vivido um tempo de colheita como diz Ariovaldo Ramos. Mas me pergunto serão esses frutos verdes, ou sementes entre espinhos crescerão um pouquinho e logo vão morrer sufocadas?
A imaturidade dos cristãos é gigante, enquanto são pequenas as atitudes em favor de mostrar o amor de Deus. Temo que muitos estão se tornando fariseus em pleno século XXI, de maneira absurda usam estratégias de guerra para falar de Deus, usam de uma pedagogia bancaria para ensinar as verdades muitas vezes por eles próprios formulada, usam de marketing pra promoverem a entrega de bênçãos por parte de Deus. Realmente precisamos de um avivamento em nosso país, precisamos de algo que seja genuíno, pelo menos alguma coisa que seja verdadeira, alguma coisa que venha demonstrar amor por parte de Deus a um povo que é feito de bobo desde a colonização.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Educação óbvia


Escolhi a sombra desta árvore para
repousar do muito que farei,
enquanto esperarei por ti.
quem espera na pura espera
vive um tempo de espera vã.
Por isto, enquanto te espero
Trabalharei os campos e
Conversarei com os homens
Suarei meu corpo, que o sol queimará;
minhas mãos ficarão calejadas;
meus pés aprenderão o mistério dos caminhos;
meus ouvidos ouvirás mais;
meus olhos verás o que antes não viam,
enquanto esperarei por ti.
Não te esperarei na pura espera
porque o meu tempo de espera é um
tempo de que fazer.
desconfiarei daqueles que visão ouvir-me:
em voz baixa e precavidos:
É preciso agir
É preciso falar
É preciso andar
É preciso esperar, na forma em que esperas,
porque esses recusam a alegria de tua chegada.
desconfiarei também daqueles que visão dizer-me,
com palavras fáceis, que já chegaste,
porque esses, ao anunciar-te ingenuamente,
antes te denunciam.
Estarei preparando a tua chegada
como o jardineiro prepara o jardim
para a rosa que se abrira na primavera.
Paulo Freire (Genéve - março 1971)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dúvida


Dúvida que me mata por dentro
Nem um alento que me faça sossegar
Penso e repenso, mas não consigo pensar
Pois estou dentro, se estivesse de fora conseguiria enxergar

Quero tomar a decisão certa
Nem sempre o correto é fácil de seguir
Dói, machuca, mas tenho de ir
Não quero que minha escolha seja taxada de esperta

Quero ter alivio
Quero dormir em paz
Quero expressar verdade no convívio
Decisão da qual tenho que ser capaz

No meio de prédios e avenidas
No meio de multidões, caminho sozinho
Sinto-me mais um sem saída
Não consigo ver as flores, só me machuco entre os espinhos

Não estou convencido
Continuo a suspeitar
Ainda que tenha insistido
Meu ser persiste em hesitar

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Detectando nossas lepras espirituais


Limitações, fraquezas fazem parte da vida de cada um, mas muitas pessoas não gostam de expor suas necessidades, suas aréas em que precisam ser tratadas. Creio que podemos comparar essas limitações há uma doença muito temida no tempo de Jesus Cristo, a lepra. É interessante pensar que muitos fariseus seguiam Jesus de maneira que nunca pediam nada ao mestre, não demonstravam ser falhos diante da lei, se achavam pessoas santas. Nas nossas comunidades encontramos muitas pessoas assim, querendo fingir que está tudo bem, que elas são santas e que não têm fraquezas. Porém contemplando as escrituras percebemos que os mais pecadores, os mais sujos ele sim recebiam de Jesus compaixão, não porque Jesus seja a favor de pobres, doentes, de pessoas sujas e de erros, mas porque esses que se chegavam até ele sempre reconheciam suas fraquezas, suas necessidades, suas limitações. É interessante que na maioria das vezes que Jesus se compadecia das pessoas é justamente depois que suas fraquezas são expostas, daí podemos ver pessoas curadas, pessoas transformadas, pessoas perdoadas, pois o mestre veio para aqueles que são pequeninos e reconhecem suas limitações e também querem ser libertas delas.
A mão de Deus é estendida pra nós como ato de graça, como ato de amor, que atua em favor daqueles que buscam exibir suas fraquezas em busca de se libertarem dela. Creio que a maioria dos crentes as vezes até reconhecem seus pecados diante de Deus, mas não reconhecem que são falhos também na busca por ele, na santificação, e isso fica claro, pois muitas pessoas se encontram dentro de igrejas reclamando que não tem recebido bênçãos que tudo tem sido tão difícil mesmo servindo a Deus. Quando não conseguimos enxergar a mão de Deus todos dias em nossas vidas é porque estamos cegos, cegos pelo nosso egoísmo, pelo nosso orgulho, por sermos altruístas. Nossa lepra espiritual, carnal, emocional só serão curadas quando forem expostas como feridas abertas diante de Deus, pois ele é o medico, mas só pode nos medicar quando apontamos os sintomas, os problemas, quando isso acontece ele nos receita um remédio gratuito que ja foi comprado por seu filho Jesus.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dinamite do amor!


Amor que jamais serei capaz de conhecê-lo totalmente, amor que minha compreensão não é capaz de alcançar, amor que não sou capaz de não senti-lo, negar seu amor é mesmo que dizer que vivo sem respirar. Seu amor está presente ainda que eu esteja sujo, ainda que não seja fiel, seu amor é constrangedor, seu amor me enlaça, me prende, me chama, me amarra. Depois de enlaçado pelo seu amor só sou capaz de reconhecer que infinito é o teu amor.
Antes que viesse a existir seu amor já me alcançará, antes que viesse a cair sua mão ja estava estendida pronto a me levantar, é bom sentir tua presença, é bom sentir os passos do seu caminhar, seu andar é leve, sua presença é suave. Quando estou com o Senhor procuro falar contigo por meio de palavras, mas ao meu coração tu sondas, tu esquadrinhas, nos mais profundos e sujos porões da minha alma la estás a limpar. Me sinto nu em sua presença nada consigo esconder, nada passa aos teus olhos de Pai. Gosto quando me deitas em seu peito e me abraças, nesse momento posso escutar as batidas do seu coração, e só de ouvir seu coração sei que me amas como ninguém nunca jamais vai me amar.
Em Jesus vejo as marcas que traz em seu corpo por amor a mim, seu sofrimento, suas tentações, suas dificuldades, sua ressurreição são apenas as provas de amor que são perceptíveis ao meu olhar humano, mas sei que além do que penso e imagino tu amas imensamente mais.
Quero aprender com esse amor, quero viver só por esse amor, sei não sou capaz de amar sem que o Senhor me toque, por isso te peço, toque em mim todos os dias. A cada dia que se passa sei que esse amor é o que me contagia a perseverar, a lutar e a não desistir de viver, seu amor me ajuda, me renova, me motiva, seu amor é meu combustível que não me faz parar no meio do caminho.
Minhas palavras são efêmeras, mas seu amor é eterno...
Deus tu és a mais linda expressão do amor!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Pai que oferece amor


Olhando pra figura do Pai na passagem do “filho pródigo” nos encontramos com Deus. Na verdade um Pai que ama, um Pai que é cheio de amor, seu amor é tanto que no momento em que seu filho deseja ir embora ele deixa, pois seu amor é tão grande que ele deixa o filho ir embora, mas na expectativa de que um dia ele voltasse pra casa. Como pais espirituais que somo temos muito a aprender com essa passagem, tratamos nossas ovelhas como apenas ouvintes, como números, enfim são inúmeros os adjetivos pra expressar a relação de pastor e ovelha. Mas a que Deus tem ensinar pra nós está bem longe de estrategias de e projetos de crescimento de igreja, esta bem longe de aumento de arrecadação de dízimos, o que Deus tem é muito simples, mas difícil de se encontrar nos pastores de hoje que é o amor.
Pastores que amem, que chorem, que sorriam, que andem com suas ovelhas não apenas guia, mas como pai e filho. O amor de um pai permite que ele caminhe lado a lado com seu filho, ele é pai, mas não por isso se acha melhor ou maior, como pastores devemos aprender isso.
É difícil encontrar lideres cheios de amor, pois os lideres correm o grande perigo que se não tratado como uma doença, ela pode tomar conta, é uma coisinha chamada poder. É uma palavrinha pequena, mas detona uma vida de vocação espiritual, hoje cada líder corre atrás da sua realização profissional e nas igrejas isso vem ocorrendo cada vez mais. Quando olho pra homens usados por Deus, homens que deixaram tudo pra servir a Deus, fico pensando o que os motivou a isso? E olhando pra bíblia vejo que a maior motivação vem do amor de Deus, de um amor paterno que sofre por ver milhares e milhares de pessoas a sofrer a morrer, por causa de homens que transformaram uma vocação espiritual em uma profissão, por causa homens que amam mais a fama o sucesso e não as pessoas.
Tenho medo do que vejo nas igrejas, encontro marketing e nenhum anuncio do amor de Deus, encontro tradicionalismo e formalismo e nenhum pouco de amor caloroso entre irmãos, encontro mais pessoas que fingem ser estatuas santas em um museu, do que pecadores machucados e sofridos em um hospital no qual todos se ajudam mutuamente. É difícil amar? Porque vemos pouco amor? Ou será que desaprendemos a amar? Isso demonstra que temos que chegar mais perto de Deus pra nos contagiarmos novamente, pra nos aquecermos no calor de seu amor, devemos chegar mais perto porque ele é um pai, e não um velho carrancudo e zangado. Pra vivermos o amor do Pai, temos que primeiro aprender a amar o Pai.

domingo, 25 de maio de 2008

Pai que conhece seus filhos


Jesus mais uma vez falando sobre o bom pastor ele diz: "eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas conhecem a mim". É claro que com o Bom Pastor Jesus ninguém se compara, mas é interessante pensar nas características desse bom pastor, será que os pastores de hoje tem essa característica?
As características mais requisitadas hoje são bem diferentes das que a bíblia mostram. Hoje em dia cobra-se liderança carismática, números de crescimento no ministério, pastores com uma versão melhor pra a administração de empresas, as estrategias nas quais ele trabalha são essenciais para o conhecimento das igrejas, as igrejas buscam líderes que se encaixem no seu perfil, hoje existem currículo pastorais.
Se Jesus viesse em nossos dias o que será que ele diria de tudo isso, dessa banalização do ministério. Pastores que buscam os holofotes e fogem da vida de intimidade com os fiéis, buscam riquezas e se afastam dos pobres e oprimidos, ou usam de sua esperteza pra usurpar dos ignorantes menos favorecidos. Ministério pastoral tem uma cara muito deformada do que na verdade Jesus propôs.
Em dias de pós-modernidade onde a individualidade, o pluralismo, o relativismo são explícitos, Jesus chama pastores pra irem na contra mão da cultura, na contra mão do sistema. Deus quer pastores que sejam capazes de sair de seus sofisticados gabinetes pastorais para os lugares mais necessitados de amor, nós somos chamados a sermos pastores paizões, em uma comunidade que demonstra uma carência mais do que nunca precisa-se de pastores que conhecem as suas ovelhas (filhos) e elas o conheçam também, não precisamos de homens que vivem no púlpito de suas teorias pastorais, ou na suas órbitas teológicas.
Homens tocados pelo amor do grande Pai, homens que são capazes de serem pais, homens de capazes de reconhecerem que precisam de seus filhos nessa caminhada, homens que sejam conectados a Deus e ouçam seu coração. Quando se ouve o coração do Pai percebe-se que ele tem saudade de muitos filhos que foram embora de casa, quando ouvimos o coração do Pai cuidamos com muito amor e não com moralismo dos filhos, quando ouvimos o coração do Pai transformamos a sua casa em lugar de aconchego e não em empresas, quando ouvimos o coração do Pai nós praticamos a sua vontade e não a nossa.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Pai que dá a vida pelos seus filhos


Hoje em dia de maneira espantosa existem muitos e muitos pastores e líderes, cada um com sua vocação espiritual, cada qual com seu chamado. Na verdade Deus nos chamou pra uma vida, uma vocação espiritual que ele que forjar em nós. Hoje na sua maioria os líderes preferem forjar sua própria maneira de ministério, e na sua maioria um ministério conhecido empresarial. Onde se têm metas, números a serem alcançados o perfil do líder tem mudado de forma radical, enfim a qualidade desses líderes infelizmente tem sido trocada por homens de negócios que dão resultados.
A que somos chamados? Porque temos um ministério? Porque somos chamados de pastores?
Essa perguntas são extremamente relevantes, há um vida entregue pra servir a Deus, uma vida de vocação espiritual. Porque se não sabemos como responde-las, na verdade, não estamos vivendo um chamado ou a uma vocação dada por Deus, mas sim estamos praticando uma vida de negócios ou empenhados em uma vida profissionalismo.
Jesus é sem duvida a melhor figura de um pastor que já existiu para que nos seja modelo, “ eu sou o bom pastor. O bom pastor da a vida pelas ovelhas”, palavras de Jesus pra expressar a que ponto chega um pastor. Não querendo ser aqui um inquisidor, mas já sendo, será que essa é a figura que encontramos em nossas igrejas? Será que nossos líderes são capaz de dar a vida por nós?
Na verdades só os bons pastores como Jesus são capazes dessa proeza de esquecerem de si mesmos a favor de outros, são capazes de se entregarem tanto a ponto de só se importarem como a vida de suas ovelhas. Ovelha pode ser uma palavra que sou meio áspera por se tratar de um animal, então a troque-mos por filho.
Um pai da a vida em favor de um filho, nosso ministério deve refletir uma vida paternal, uma vida de pai e filho, uma vida de amor, de entrega.
As pessoas na realidade nas igrejas hoje tem sido tratadas como números, como produtos de uma grande empresa, pra onde foi a vocação espiritual para qual Deus chamou a cada pastor?
Deus nos chamou a pra sermos pais espirituais, figura muito importante e difícil, pois pra vivermos ela na sua totalidade temos que aprender com o grande Pai, Deus.
Com ele aprendemos que ser pai espiritual é estar pronto a ouvir, a ver os erros de forma clara, mas não julgar e sim a ajudar pra mudanças que trazem melhoras. Como pai temos que abraçar nossos filhos, temos que protege-los, temos que zelar por cada filho, pois diante do pai não ha distinção entre seus filhos. O pai ama seus filhos, se alegra quando eles se alegram, chora quando eles choram, o pai sonha e projeta planos pra vida de seus filhos.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Jesrusalém News


Nesse final de semana de Páscoa me assutei com " o Jesus" apresentado através da midiã, passei esses dias em casa onde pude ter aquele doce prazer da troca de canais, sabe aquele dia em que tudo o que você está assistindo é horrivél. Com o controle na mão comecei a passear pela programação na tarde de sabado e domingo, em uma emissora vi um Jesus que era meio inocente e um tanto influencialvél pela sua mãe Maria, ja em outro canal discutiam sobre um menino Jesus que ressuscitava os passaros e animais, por outro lado em uma emissora diferente tentavam imaginar a aparência de Jesus com seus olhos azuis... e por ai se vão inumeras coisas que pude ver nas programações futeis da TV, além também é claro do famosos coelhinho da páscoa que começou em uma cultura européia e o resto ja sabemos, como um espirro lá nos aqui ficamos todos com a mesma gripe.

Fiquei preucupado pensando a respeito de como tenho reagido a todas as páscoas da minha vida, conversando com uma pessoa eu disse para ela que por ser um líder tenho medo de como tenho sido para com Deus nessa festividade, sabe será que realmente eu tenho sido verdadeiro ou nessas epócas somos um bando de ritualistas, e isso não somente nessa data, mas é algo para vida toda, pra uma vida com Deus. Varios cristãos demosntram que a suas igrejas viraram clubes nos quais eles são socios, e como em um bom clube sempre festejam em datas comemorativas.

Nas palavras do meu pastor de domingo á noite realmente consegui entrar no clima do que é a Páscoa, de maneira bem simples, mas muito viva era a mensagem de um Deus que tem prazer em tranformar vidas, de um Jesus que marcou a historia em antes e depois, do filho de Deus que morreu, mas também foi o unico que deixou o túmulo sem seus restos mortais, porque ele ressuscitou.

Nas manchetes de Jesrusalém News, em uma sexta-feira, com escritos em hebraico outros em grego podia ser lido que Jesus o mestre dos mestres, o líder revolucionario, o blasfemador que se dizia filho de Deus tinha sido açoitado e morto com morte de cruz. Nas manchetes de sabado nada de novo, porém na manchete de domingo algo assustador, algo que causava um misto de sentimentos, Jesus Cristo ressuscitou!!!! Então era verdade ele era o mestre dos mestres, não era um revolucionario, mas a voz de Deus, ele era o filho de Deus.

Os discipulos enfim agora tinam plena convicção de que tinha sido valido todo aquele tempo com o proprio filho de Deus, eles que estavam todos tristes pela mensagem de sexta dada pelo Jerusalém News agora festejavam, pulavam de alegria, a fé deles era uma fé em um Deus que venceu a morte. Com sentimentos totalmente diferentes deviam estar aqueles que o julgaram, aqueles que o crucificaram, com aquele sentimento que gerou a atitude de Judas.

Cada um de nós nessa vida teremos uma reação com as noticias que nos foram dadas, porém como e de que modo reagimos irá determinar como agimos com o Cristo que sempre por toda a nossa vida esteve do nosso lado, sempre nos dando a chance do perdão, a chance da reconciliação, a chance de amar, a chance de na páscoa assim como os discipulos pular de alegria.

quinta-feira, 20 de março de 2008

O quadro mais belo que existe


Quando Jesus se torna a imagem a ser observada é como olhar um quadro de um grande pintor, podemos passar horas e horas apreciando, é claro que contemplar Jesus é incomparável com qualquer outro personagem. É ficar com espanto e perplexidade, não é somente admiração, mas é apaixonante, os que não se apaixonam por ele estão cegos ou então é como se nunca tivessem usado seus olhos, são olhos que estão sensíveis a luz, por isso tendem a ficar fechados, mas a graça de Deus é irresistível é algo que quando se consegue abrir um pouco dos olhos ainda que seja pouco a pouco persistindo em abrir chegam a um ponto em que ficam vidrados e não conseguem mais viver sem esse amor.
A figura de Jesus é linda aos olhos de Deus e aos olhos de que o conhecem, muitos conseguem ver apenas a figura superficial, onde Jesus é apenas um mestre, um curandeiro, ou um revolucionário que foi humilhado, um homem que foi traído e maltratado, porem essa é uma visão daltônica ou míope onde se limita apenas a ver de forma parcial, o que não leva a compreender o verdadeiro sentido.
Jesus é o sol da manhã, é a luz da justiça, é a maior expressão de amor já vista no ser humano, ele é a ponte que nos conduz de volta a casa de Deus, ele é o caminho, ele é a porta, ele é o amor. O amor de Deus não pode ser explicado em palavras, pode ser apenas compreendido em Cristo.

terça-feira, 18 de março de 2008

De volta pra casa


Estamos na semana da páscoa, e em dias como esses muitos de nós voltamos ao lar para rever a familia, os amigos e por ai vai. Na páscoa de Jesus não foi diferente, por esses dias ele também sabia que estaria retornando para casa, ele provavelmente estava á caminho de Jerusalém com seus discipulos, mas em seu coração se confundiam uma mistura de sentimentos e emoções, alegria misturada com medo, alivio misturado com dor. A páscoa que vivemos é uma invenção do marketing onde não se pensa no sentido da entrega de Cristo, mas sim no presente que se vai receber, no tamanho do ovo de chocolate. Tão veloz como coelhinho da pascoa que se espalha, se espalha a ignorância, a falta de compreensão ,a falta de um coração voltado as coisas de Deus.

Coincidentemente nessa semana estou voltando pra minha casa e minha sensação é das melhores pois estou a quase um mês longe de casa. Estou ansioso em encontrar cada um da minha familia, meus amigos, mas quando penso em relação ao nosso verdadeiro lar celestial penso emcomo temos sido falhos nessa missão. Não pensamos nisso por nada preferimos viver o aqui e o agora, mas olhando de maneira diferente para páscoa eu vejo Jesus Cristo como nosso irmão mais velho responsal por cada um de nós, ele veio para nos buscar, enquanto o pai está em casa a nos esperar. Jesus veio e se fez a chave para a porta que se chega a Deus, ele disse também que o pai está a nossa espera e com muita saudades de cada um de nós.

Sei que temos muitos sonhos e planos para nossas vidas, mas que não esqueçamos da chave para abrir a porta da casa do nosso Pai. Que a páscoa possa ser também uma epoca de se pensar e refletir o que cada um de nós temos colocado em nossas malas para a volta a casa do pai, o que temos feito nesses dias longes de casa, será que temos feito algo que decepcionará o pai? Ou algo tão bom que quando voltarmos ele terá alegria em nos ver.

Que nesse páscoa possamos estar certos que nossa volta pra casa do Pai eterno está garantida e que tudo durante a nossa viagem possa correr bem, pois a porta de casa está aberta á nossa espera.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Com os corações a arder


Essa expressão foi usada por discipulos de Jesus Cristo quando perceberam que ele não estava morto, mas que havia ressucitado e que quando ele lhe falava a sua palavra, seus corações ardiam.

Em dias atuais creio que essa pergunta deveria ser feita para todos que se dizem cristãos: Seu coração arde com a palavra de Deus?

Não estou querendo falar de um emocionalismo ou de um sentimentalismo a flor da pele, estamos pensando no valor real que a palavra de Deus têm para os nossos corações. Algo que fica claro em nossos dias é que as pessoas vão á bílbia com o objetivo de que seus corações sejam saciados, a gente se depara com uma geração pluralista, ralativista onde a palavra parece que têm a obrigação de se enquadrar na suas crenças. Quando olhamos para o tempo de Jesus, encontramos pessoas que usavam a palavra da mesma maneira para viverem uma vida com prestigio e conformação. Jesus sofre e é perseguido por mostrar o verdadeiro significado da palavra de Deus, que é um relacionamento com Deus através de Jesus, mas as pessoas não querem realcionamento com Deus, querem seus problemas resolvidos, seus pedidos atendidos, suas vidas prosperas... Egoísmo creio que é a palavra que melhor expressa a nossa falta com a palavra de Deus.

Estamos estrando na semana da páscoa e será que o verdadeiro significado faz arderem os corações, arderem os corações por perceberem um Deus de amor, por reconhecerem em Jesus não apenas um filho obediente que veio e morreu porque o pai quis, mas um filho que se comoveu com o amor do pai, que via na expressão de Deus a saudade de se relacionar com seus filhos e assumindo esse amor foi capaz de deixar sua glória para mostrar a homens o quanto são importantes para Deus. Ele criou anjos, animais, natureza ... porém seu amor é mais intenso em relação a nós, ele nos ama com amor eterno!

Que ao meditarmos nas sua palavras não sejamos pragmaticos em relação as nossas ansiedades e vontades, mas que sejamos sensiveis a um Deus amoroso, que se relaciona, que faz mudanças em nossas vidas, que faz arder nossos corações quando percebemos o seu amor.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Não me lembro


Certa vez uma irmã de uma igreja começou a ter sonhos com Jesus, e em seus sonhos ela conversava com Ele, enfim com muita alegria em seu coração ela compartilhou com um ministro da sua igreja. Ele disse para ela que da proxima vez que ela tivesse um sonho com Jesus, que perguntasse a ele sobre seus pecados, pois ele estava muito preocupado com pecados que cometera no passado. A irmã concordou e passado quinze dias ela teve mais um sonho onde conversava com Jesus. Ela ligou para o ministro de sua igreja e pediu a ele que fosse até sua casa para contar o que tinha ocorrido. O ministro chegou e logo perguntou o que disse Jesus a respeito dos meus pecados, ela respondeu, Jesus me disse: "Eu não me lembro".



O amor de Deus é um amor muito grandão para nós seres humanos tão pequeninos. Às vezes não O entendemos, as vezes temos medo dEle, achamos que ele está sempre pronto a apontar nossos pecados, e quando olho para o Deus que sirvo percebo que ele tem grande prazer em mudar minha vida, ele tem prazer, pois ele é meu pai e eu sou seu filho. Jesus ja pagou um preço na cruz que nos reconcilia com ele, quando reconheço os meus erros ele é fiel e justo para me perdoar. Quando ele nos perdoa, ele não perdoa como as pessoas que se lembram dos erros dos outros. Jesus perdoa se esquecendo de tudo, como se jogasse todos os nossos erros na profundeza dos mares. É bom saber que ele prioriza o amor quando eu reconheço meu erro, que ele prioriza o perdão quando peço desculpas, que ele prioriza a restauração quando estou destruido... não devemos nos prender á uma escravidão que não existe mais, devemos confiar naquele que outrora derramou seu sangue por nós para que hoje quando nos reconciliassemos com Deus, tudo que se passou seja apagado pelo seu sangue.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Apascentadores do amor


Se me amas apascenta minhas ovelhas... essa é uma das palavras de Jesus dirigida a Pedro.

Jesus não pediu a ele que enchesse uma igreja, não pediu numeros, não pediu visão ministerial, não pediu que corresse atrás de dizimos... enfim e por ai vai o que se têm sido cobrado em muitas igrejas, afinal de contas Jesus deu uma ordem simples, se me amas apscentas, cuida das minhas ovelhas. Será que como discipulos de Cristo temos cuidado de nossos irmão temos demonstrado amor por eles como é da vontade de Deus.

Hoje em dia achamos que é mais importante estar á frente de ministério, ou de algum trabalho na igreja, Jesus não pediu isso, ele pediu que se você o ama, demosntre esse amor pelas pessoas que estão a sua volta como se fosse por ele. quando Maria Madalena o ungiu, os fariseus a críticavam por ter gastado um perfume tão caro com isso, mas Jesus de maneira especial acolheu essa oferenda como uma expressão de amor, e mais ele disse que seria lembrada por esse gesto.

O que Deus quer de cada um de nós hoje nas nossas igrejas é que possamos mostrar amor pelos outros. Não somente dentro das igrejas, mas principalmente fora delas, como conhecrão o Deus do amor, se seus seguidores não demosntram. Apascentadores do amor é o que cada um de nós deve ser.

terça-feira, 11 de março de 2008

Perdoados pelo amor


Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.


O que muitos cristãos têm buscado na igreja? Todos querem a aprovação de Jesus em suas vidas, todos querem receber bençãos, todos querem ser perdoados pelo Mestre. Mas quando olho pra esse texto fica claro que a maioria dos cristãos têm buscado um perfeccionismo de aparências ou uma falsa moralidade, e eu me pergunto do que vale tudo isso? Hoje muitos cristãos tentam se mostrarem super-cristãos dizem: "eu oro muito", "eu vivo em jejum", "eu dei tanto de dizímo", "eu ajudei no culto", eu ministrei o louvor"... sabe e nesse caminho você como as pessoas buscam mascarar o que elas desejam ser, porque na verdade por trás de tudo isso existem pessoas que pecam, que têm problemas em varias areas, mas que se demosntram todos os cultos como pessoas praticamentes santificadas já, pois têm grande intimaidade comDeus, é o isso o que elas dizem. Nesse texto que está logo acima acontece quando Jesus é ungido por Maria Madalena, é isso mesmo uma pecadora, não era nenhum sacerdote, não era nenhum levita, nenhum fariseu, enfim era uma ex-prostituta.E pra se ter aprovação, pra se ter bençãos, pra se ter os pecados perdoados por Jesus não precisa-se de inventar que você é um super-cristão, mas necessitasse do mais simples que é reconhecer que você não é super, é reconhecer que você têm pecados que precisa ser liberto, é reconhecer que precisa orar mais... é reconhecer que o que você têm de pra oferecer a Deus é pouco, mas é algo oferecido com amor.

O que Jesus quer de cada pessoa que se dispõe em segui-lo é o amor!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Dias melhores...


É o que cada um de nós esperamos a cada dia... nós seres humanos somos fragéis e pequenos, queriamos poder dominar as situações e circunstancias que nos permeiam, mas isso não está na nossas mãos, o bom é saber que a graça de Deus está sobre cada um de nós e que por mais que seja mais um dia dificil ele está do nosso lado, por mais que seja um dia triste ele nos consola, por mais que estejamos aparentemente só não estamos ele está conosco... é muito bom saber que quando estamos triste e não temos nem forças para orar seu Espirito Santo ntercede por nós.

É por esses e outros motivos mais que sei que dias melhores virão, sei que o melhor de Deus por vir, nossas vidas não se limitam tão somente a essa vida passageira, mais á uma eternidade repleta de coisas que o homem nunca sonhou ou imaginou, viver ao seu lado sem tristezas sem dores, sem as angustias que nos matam por dentro deve ser mais que maravilhoso... agradecer a Jesus que se entregou por mim realmente tem que ser uma eternidade, pois com apenas algumas palavras nunca conseguiria agradecelo. Nossa santificação será um processo eterno, ou seja, um etrnidade sentido a presença do seu Santo Espirito.

Anseio por dias como esses...

Dias melhores...

sexta-feira, 7 de março de 2008

A espiritualidade do assombro


"Eu teria convidado amigos para jantar, mesmo que o carpete estivesse manchado e o sofá desbotado. Teria sentado no gramado com meus filhos sem me preucupar com as manchas de grama. Nunca teria comprado coisa alguma apenas por ser prática, por não estragar com facilidade ou ser garantido pela vida toda. Quando um filho meu me beijasse impetuosamente, nunca teria dito: Depois. Agora vá lavar as maões para o jantar. Teria havido mais eu te amo e mais desculpes, mas acima de tudo, dada uma nova chance de vida, eu abraçaria cada minuto, olharia para ele de forma realmente vê-lo, vivê-lo e jamais abrir mão dele".


Esse é um artigo de Erma Bombeck, quando o li realmente teve o impacto que trago como titulo, espiritualidade do assombro. Como se encontra nossa espiritualidade? Nossa vida? Em todas as areas como temos agido no dia a dia.

Quando pensamos no tempo dizemos que o tempo passa rapido, que 24 horas por dia são poucas horas pra tudo que gostariamos de fazer, porém será que desse pouco tempo no qual temos reivindicado, como temos o apoveitado, será que minhas horas têm sido aproveitadas com amor para as pessoas com quem amo, com boas leituras, com verdadeiras amizades, com Deus que nos ama incondicionalmente... Se estivessemos em situação como essa de assombro á beira da morte creio que o artigo escrito acima seria a oração mais feita por todas as pessoas.

Na verdade esse assombro deve causar uma reação na minha vida hoje, agora. Quando imagino que para Deus não há essa limitação de tempo, fico á pensar que ele ja vive a eternidade e mesmo assim sua eternidade é nos mostrar amor sem fim, mesmo estando na eternidade ele quebra a regra do tempo para enviar seu filho Jesus Cristo e marcar o tempo da nossa historia.

Ele é digno muito mais do que podemos aferecer, sei que como homens nunca alcançaremos a perfeição, mas como em uma reunião de AA quando as pessoas tem recaidas e se arrependem eles são recebido com muito amor, e como nosso Deus não é diferente, só uma coisa se difere o Amor dele é maior e sua disposição em andar conosco todos os dias é sem fim.

Viva sua vida todos os dias como se fosse o ultimo dia, ame as pessoas como se não houvesse amanhã, tenha uma vida com Deus mais intima e verdadeira que puder, pois ele é pai, que tem prazer em estar com seus filhos e fazer o que for possivel e impossivel por eles.


Como você reage diante do assombro?

Moisés diante da sarça ardente : Temeu olhar para Deus;

Estevão prestes a ser apedrejado: Viu os céus abertos e Jesus á destra de Deus;

Tomé dinate de Jesus com as chagas: Descobriu quem era seu Deus.


O assombro e arrebatamento deveria ser nossa reação ao Deus revelado como Amor.

quinta-feira, 6 de março de 2008

"O melhor morango que ja comi na minha vida"


Certa vez um monge estava sendo perseguido por um tigre feroz. Ele correu até a beirada de um despenhadeiro, olhou para trás e viu o tigre rugindo e pronto para dar o bote. O monge então notou uma corda que pendia da beira do precipício. Ele agarrou-a depressa e começou descer a lateral do despenhadeiro agarrado na corda, para escapar das garras do tigre. que alívio! Essa foi por pouco. ele então olhou pra baixo e enxergou uma imensa extensão de rochas pontiagudas aguardando 150 metros abaixo. Ele olhou para cima e viu o tigre a postos no alto do precipício com as garras á mostra. Nesse exato momento dois camundongos começaram a roer a corda. O que fazer?

O monge viu um morango que se estendia ao alcance da sua mão da face do despenhadeiro. Ele colheu-o, comeu e exclamou: "Que delícia; esse é o melhor morango que ja comi na minha vida".


Meditando em um livro essa semana encontrei essa maravilhosa história do monge em apuros, maravilhoso e ao mesmo tempo surpreendente é ver a reação do monge em meio as dificuldades na qual ele se encontrava. Em momentos como esses de aflição nós não temos a capacidade de perceber os morangos que estão á nossa volta e que com certeza são enviados por Deus, na maioria das vezes preferimos olhar pra cima e ver o tigre, olhar pra baixo e ver as rochas pontiagudas, enfim prefirimos de certa forma nos concentrar nos problemas, nas dificuldades e ficamos preso a isso sem olhar ao redor pra ver as bençãos que Deus têm nos oferecido em momentos dificeis.

E nesses momentos dificeis o Senhor têm nos oferecido prazeres unicos, ou seja, experiencias unicas de Deus... e quenado estiver em momentos de crise e ver algo de diferente não hesite em pegar, assim como o morango avistado pelo monge, ele não hesitou em pega-lo e saborea-lo. Quando aprendemos que em questões de problema o melhor é esperar, começamos a perceber a ação de Deus e sua provisão, que possamos provar o melhor morango das nossas vidas em dias difceis!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Hospital pra pecadores.


"Temos o poder de crer quando os outros negam; de ter esperança quando os outros desesperam; de amar quando os outros ferem. Isso e muito mais é pura e simplismente graça, não por nossa fidelidade, nossa disposição generosa ou nossa vida de oração heróica."


Paulo é bastante claro ao expor que somos salvos pela graça, e isso não vem de nós , mas da parte de Deus. Será que isso é dificil de se estender, porque a igreja na sua maioria, tem grande facilidade em desprezar pessoas que não correspondem ao seu nivel espiritual ou pelo contrario possuem pecados muito graves, falando assim até parece que existem niveis de pecados na presença de Deus.

Não sei porque a igreja têm facilidade em ver um Deus que está procurando os "santos", não sei prefiro não seguir essa vertente, prefiro acreditar assim como Morton Kesley que escreveu: " A igreja não é um museu para santos, mas um hospital para pecadores. Deus está a procura dos que estão feridos, dos que estão machucados, dos que estão sem esperança, porém algumas igrejas preferem expor essas feridas e machucados ao invés de trata-los e cura-los. Olhando para Jesus vejo que le não se encaixaria nso moldes de muitas igrejas moralistas de hoje, pois ele andava com pecadores, almoçava, jantava com eles, e quando perguntado o porque de se evolver com esses pecadores respondia: que ele veio para os que estão feridos e não para os sãos.

Olhando para so dias atuais vejo que a igreja têm se transformado realmente em museus, onde os que se dizem cristão estão em busca de bons lugares pra pousarem de santos, mas a igreja que Cristo vislumbrou creio ser mais parecida com um hospital, pois ai então sim teria realmente sentido o que le disse que veio para os feridos.

Como discipulos temos buscado uma santidade que nos acomoda?

Ou somos discipulos de um hospital divino no qual muitas vezes nós também precisamos ser tratados...
Paulo escreveu: "então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo"(IICo 12.9)

terça-feira, 4 de março de 2008

Me derramar


Me derramar, quebrar o vaso

Para fluir o louvor

Aroma que sobe

Oferta suave

Fruto de amor por Ti

Me esquecer, quebrar minhas regras

E abraçar os Teus pés

Tornar-me Tua presa

Refém de Tua glória

Isto é o melhor pra mim

pedras pelo caminho...


No meio do caminho havia uma pedra...

Havia várias pedras no meio do caminho...


Isso não é uma frase biblica é sim uma poesia de Carlos Drummond de Andrade, e olhando pra essas frases até parece que elas têm um sentido meio que biblico, pois no meio do caminho há uma pedra ou varias pedras no meio do caminho, na caminhada cristã encontramos com pedras no meio do caminho, o que nos torna diferentes das outras pessoas é como reagimos diantes dessas pedras... pensando nisso é interessante de como passamos por tantos problemas e reagimos de maneiras tão diferentes.

Li no blog da minha irmã e ela disse: "através das crises crescemos ou empobrecemos", refletindo sobre isso é interessante pensar que as crises podem servir para nosso crescimento, lutas e batalhas nos trazem cicatrizes, mas também o orgulho das vitórias e muitas lições aprendidas através do combate, porém da mesma forma que crescemos também podemos empobrecer com as crises da vida. Quando não somos capazes de enchergar o porque das situações dificeis então nos desesperamos e ficamos sem rumo, diante dos problemas é que vamos demonstrar onde está fundamentada nossa fé, como está o nosso coração, nossas convicções...

Passando por uma crises podemos ver o quão egoístas são as pessoas, pois seus problemas sempre são os piores, as suas situações são as mais horriveis do mundo, elas chegam até a dizer que "Deus é injusto", mas será que ele realmente é injusto ou nós que não temos sido fieis a ele?

Pois quando eu olho para sua palavra vejo que ele é fiel a sua palavra e tudo o que prometeu irá se cumprir, quando ele assumiu um compromisso com a gente na criação ele não se esqueceu e enviou Jesus para que pudessemos ser reconciliados com ele, porém as pessoas olham para Deus como retratou aquele filme "O todo Poderoso", onde elas querem que Deus seja como um supermercado e que atenda a todas as suas expectativas em todas as aréas, e de maneira bem sarcastica mostra que Deus sabe de cada pedra do nosso caminho e de como reagimos a elas...

Como você reage diante das pedras? Reclama? Lembre-se uma vida cristã é saber que diante da crise nós não seremos poupados, mas sim que ele estará conosco como prometeu "eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos".

Que diante das pedras você possa reconhecer que aprendeu algo, e não somente entrar em crises e demonstrar que continua ignorante, pois a ignorancia é a pior pobreza que pode existir.

segunda-feira, 3 de março de 2008

simpatizantes ou discupulos?


Uma das coisas que mais tem sido cobradas hoje no meio cristão é sobre a ética, ou seja, viver o que você admite acreditar. Hoje a maioria do pessoal que se diz cristão são na sua maioria simpatizantes, pois simpatizam -se com as crenças, com a igreja, com estilo de culto mais avivado ou mais tradicional, enfim simpatizam-se até com Jesus Cristo, uma pesquisa feita revela que o nome mais buscado na internet é o de Jesus Cristo, isso revela muitos simpatizantes, muitas pessoas que gostam de Jesus, gostam do seu exemplo de vida, interessante que agora na pascoa muitos irão até chorar ao ver o que esse Jesus passou momentos antes morrer e todo sofrimento até sua morte, porém aqui fica o grande problema. Jesus não chamou 12 pessoas para serem seus simpatizantes, mas para serem seus discipulos, e ser discipulo implica em atitudes dificeis a primeira delas é a renuncia pra segui-lo, creio que se o mestre viesse nos dias de hoje encontraria milhoes de simpatizantes, ontem no metrô conversando com um homem ele se disse ser ateu, porém um grande admirador de Jesus, então me veio a mente o que temos sido cada um de nós? Simpatizantes do cristianismo? Simpatizantes de Jesus? Até mesmo os ateus são simpatizantes, isso revela que simpatizar apenas não basta, devemos buscar ser o que ele realmete quer de nós, quando ele chamou 12 homens no passado, eles foram chamado com proposito de serem discipulos de Jesus, quando Jesus nos chama hoje não é diferente ele ainda quer discipulos, simpatizar apenas não basta, pois olhando para as escrituras podemos ver que o mesmo povo que simpatizou com Jesus, na hora da sua morte o condenava. Se Jesus viesse nos dias de hoje ele encontraria uma multidão de simpatizantes, mas poucos discipulos. Dentro de igrejas, seminarios, instituições que se dizem religiosas nos encontramos com muitos simpatizantes de Jesus, mas discipulos que vivem aquilo que o mestre mandou esses são poucos.

sábado, 1 de março de 2008

Liberdade para edificar


...todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. I Corintios 10.23b


Liberdade para contruir , para edificar, para realizar nossos sonhos. É dizem que sonhar não paga nada, porém será que os sonhos que temos realizado e construído em nossos caminhos tem edificado nossas vidas como uma obra a ser copiada, um monumento de arquitetura, será que minha vida espiritual pode ser comparada á uma grande obra como de Oscar Niemeyer ou tão somente á barracos de uma favela.

Analisando a liberdade nos dada chegamos a conclusão que Deus olha pra nós acreditando que podemos desenvolver uma grande obra, em um dos congressos que estive esse ano o palestrante e pastor Jeremias Pereira disse: " Que o tamanho da nossa visão é o tamanho do nosso ministério" e realmente isso é uma verdade, conforme desenvolnemos nossa vida, nossas perspectivas demosntramos o tamanho da nossa visão e á proporção do nosso ministério, infelizmente maioria dos cristãos tem uma visão curta do que eles são capazes de fazer, essa liberdade, esse ser lícito não são aproveitados, Deus nos prooprciona essa liberdade pois sabe do que somo capazes, ele nos criou, somo feitos á sua imagem e semelhança, porém não valorizamos, nossos dons, nosso conhecimeto da palavra, nossa intimidade com Deus, pois se tudo isso fosse ultilizado para a edificação grandes coisas fariamos, creio que por isso disse Jesus que grandes obras maiores das quais ele havia feito fariamos.
A liberdade que Deus tem dado, têm sido usado para edificar barracos espirituais, ou seja, nossa vida espiritual não sido edificada com a boa materia prima que Deus nos dá, mas têm sido realizada restos do nosso tempo, com nosso relaxo nos ministerios, com o comodismo do pastorado transformando uma missão em um profissão.
A liberdade que encontramos em nosso país quanto a liberdade de se estudar ás escrituras, a busca por Deus, a pregação é muito GRANDE, porém temos feito pequenas construções, temos realizado pouco. Muito se discute sobre teologia, mas Jesus apreciava homens que tinha grande expressão de fé, pois eles sim encontravam grandes milagres e faziam grandes mudanças nas suas vidas. Muitas vezes os discipulos ao seu lado não usavam da liberdade para aprender com mestre as essencias da vida ao invés disso ficavam discutindo besteiras. As igrejas hojes não precisam de simpatizantes cristãos, mas de verdadeiros discipulos.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Liberdade que nos prende!


Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. I Corintios 10.23


Me encontro com um Deus Poderoso, Grandioso, mas ele apesar de ser tudo isso me dá liberdade. Liberdade essa que é a respeito de poder fazer, ser livre pra praticar o que quiser, porém sua palavra é como espada penetrante, quando li esse texto hoje pela manhã, me vi com uma liberdade que na maioria das vezes me aprisiona, porque o texto revela um grande segredo, diante da liberdade ha varias coisa que não nos convêm.

O que nos convêm para vivermos uma vida feliz? Do que precisamos pra viver?

Engraçado que quando me vi diante dessa pergunta logo respodi: Deus! Bem que certa vez disse santo Agostinho: Deus nos fez para ele, e enquanto não descobrirmos isso nossa vida não terá sentido. Quando olho para minha vida e em volta tudo fica claro, meu coração a maioria das vezes se demonstra insaciavel pois não tenho buscado o que realmente me convêm, o que realmente necessito, o que realmente alimenta o sentido da minha vida... imagino Deus o olhar para a humanidade e o vejo pensando alto como que se pudesse ouvir: quando eles descobrirão que a liberdade que lhes dei era pra ser vivida comigo.

É a nossa liberdade que nos prende! Nos prende a coisas vãs, nos prende ao nosso egoísmo, nos prende aos nossos desejos. A palvra liberdade têm o sentido de ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos, mas quando me vejo diante do mundo com essa liberdade tenho certeza de que eu preciso é ser um escravo de Deus para meu próprio bem, preciso reconhecer que na verdade é melhor para mim não ter poder sobre mim e meus desejos, mas o lindo de tudo isso é que Deus é sensível e amoroso, ele confiou essa liberdade ao homem esperando que esse mesmo homem reconheça que ele é o que necessitamos, não bastasse essa liberdade ele enviou Jesus para que nossas vistas se abrissem e pudessemos contemplar o sentido da vida.

Creio que se não temos enchergado o que está estampado a toda humanidade que é que fomos feitos por ele e pra ele, é porque nossas vistas estão embaçadas com a poluição que a nossa liberdade vivida de maneira errada causou, só o sangue de Cristo pode limpar nossas vistas ou nossas lentes, e nada mais, pois o resto não nos convêm.