quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Eu-TU


Se permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedireis o que quiserdes e vos será feito.
Aqui podemos ver uma relação pessoal, algo que vai e vem. Não é ativo – passivo, mas ativo – ativo. È uma relação que é chamada de Eu – TU, pois ela é relacional, ela não se limita a somente um, é a interação das duas partes. A relação que Jesus Cristo veio mostrar sem duvida nenhuma é uma relação de intimidade. Nesse texto ele nos mostra que temos que permanecer nessa relação dando e recebendo. Por isso ele usa a parábola acerca da videira, onde os ramos, os galhos permanecem na arvore e mais recebem a seiva da arvore para que possam dar frutos, porem o galho que não está dando frutos deve ser podado. Se não está dando frutos significa que ela está sim ligado a arvore, mas não está se fortalecendo da seiva e dos nutrientes que a arvore distribui por toda a sua extensão. Na realidade é assim que se daparam muitas pessoas ligadas a Jesus, porém as pelavras dele não permanecem mais nelas. É algo que o Senhor coloca como condição para que possamos dar frutos, para que possamos ser abençoados, nessa relação com Deus não tem como falsear, florear situações, nessa relação ele quer a verdade, pois ela é o caminho para vida. Jesus é o caminho a verdade e a vida, ninguem vem ao Pai se não for por ele. Nessa relação o Senhor quer nos ouvir e também quer ser ouvido, ele que ser amado, e quer nos amar!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Deserto, encontro com Deus

Foi no deserto que depois de 400 anos cativo os hebreus se encontraram e provaram do amor de Deus, foi no deserto que João Batista falou e se cumpriu a profecia da “voz que clama do deserto”, essa voz nada mais era a de Deus que não habitava mais no templo e sim no deserto. O deserto que trazia a mente o símbolo de sofrimento e dificuldades, foi lá também que Jesus foi tentado e depois recebeu um banquete celestial. Se existe um lugar em que nosso encontro está marcado com Deus sem duvida nenhuma é no deserto. Pois as dificuldades nos levam até ele, é no deserto que o povo passa por momentos de purificação, é no deserto que vencemos nossas tentações, é no deserto que podemos ter a certeza de que não há lugar melhor pra se estar do que a não ser ao lado de Deus, ainda que seja o deserto como ambiente. Quando nos encontramos com Deus no deserto das nossas vidas podemos dizer como Paulo aprendi a viver em qualquer situação, pois sei que ele está comigo, podemos afirma como Davi ainda que ande pelo vale da sombra da morte não temerei, porque tu estás comigo. O ambiente pode mudar, as circunstâncias podem variar, mas se O Senhor esta conosco não temos dos que temer.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lamento por sua falta aqui entre nós ( Orlando Braidoti)


Ontem dia 26 de Outubro de 2008 partiu Pastor Orlando Braidoti, um dos pioneiros do evangelho no século XX aqui no sul de Minas Gerais. Por volta de poucos minutos antes começar o culto, quando o sol de declinava já no céu a noticia corria o avô, o pai, o meu amigo, o Pastor Orlando Braidoti partiu, ele se foi, ele descansou. Mas nos céus os anjos, querubins, Serafins diziam uns aos outros Orlando Braidoti chegou, ele chegou!!!!
Lamento por que sei na batalha que continuamos quando olhar para o lado não mais verei seu escudo, não mais verei sua espada empunhada. Mas sei que ele já está com Rei, já está na gloria. Me dói saber que não terei mais ele no campo de batalha, mas me alegro a saber que foi um dos maiores guerreiros do meu tempo. Ele pra mim é um herói da fé, lamento por ter usufluido tão pouco dele.

domingo, 26 de outubro de 2008

Pensar e ser


Muitos acreditam que pensar estar bem longe de ser, mas acredito que não. Muito do que fazemos, do que praticamos são reflexos de nossos pensamentos. Muitos dizem fiz isso "sem pensar", na realidade podemos fazer algumas coisas como impulso, mas na verdade alguma vez ainda que raramente já pensamos. A bíblia nos diz que a nossa boca fala do que o nosso coração está cheio, é verdade do que o nosso coração, nossa mente. Para os antigos a razão se encontrava no coração, hoje depois da influencia grega passamos a ter a mente como ferramenta da razão e da racionalidade. Por isso como uma sequência lógica se o que pensamos futuramente se transformará naquilo que iremos praticar devemos sim ter bons pensamentos."Falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente vazia vive angustiada". De acordo com muitos cristão mente vazia é oficina do diabo, se assim é devemos encher nossas mentes com aquilo é bom e agradavél, com as coisa de Deus. Pensar nas coisas de Deus não é dicotomizar o terreno do celeste, o carnal do espiritual. Os mistícos da antiguidade diziam que "os peixes são seres que nadam, os passáros são seres que voam e os homens são seres que oram", ou seja, nós quando falamos em pensar em coisas boas devemos pensar não no espiritual como algo distante, ou transcendente da nossa realidade, mas pensar na vida e na liberdade que vem por parte de Deus tanto na área espiritual como na vida diária, pois nós somos seres espirituais. Não existe coisas materiais, a matéria é inanimada, nós que criamos as coisa materiais somos espirituais, tudo que praticamos revela nossa espiritualidade. Os judeus devam tanto credito as leis que influenciavam no seu dia a dia pois para eles a espiritualidade nada mais é que uma pratica diária que revela a sua diferença.
A distancia entre o pensamento e pratica é um caminho estreito, dentre em pouco tempo suas atitudes revelaram quem você sempre foi e pensou. Por isso não floreie a realidade, não finja o que você não é. Mude de pensamento e suas atitudes naturalmente serão diferentes.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Lamentações


Eu lamento Pai, eu não queria que fosse assim
Planejei tudo correto sem pedras no caminho
Infelizmente me deparei com algumas
Cai e me machuquei
Eu lamento, pois queria ser melhor
Eu lamento, pois queria ser diferente
Eu lamento por te buscar tão pouco
Eu lamento, eu lamento...
Prefiro lamentar
Do que florear algo que não está belo
Algo que não era pra ser assim
Nós nos acomodamos e mascaramos a realidade
Dói-me saber que Deus tem que me amar tão podre assim
Dói-me saber que o que eu faço é o mínimo
Eu lamento, e derramo minhas lagrimas no teu altar
Pois quando choro
Minhas lagrimas regam a minha volta
E então pode haver vida novamente.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Melancolia


Melancolia é um estado ou um processo?
Melancolia é céu nublado, e vidro embaçado
Melancolia são lagrimas no rosto e pela janela chuvisqueiro grosso
Melancolia é remoer, e lembrar e na dor mergulhar
A dor é o que nos mantêm vivos
Melancolia é a crise,
É o dilema, a questão sem teorema
Melancolia é a certeza de que a vida é boa
Ainda que as vezes doa
Melancolia é insegurança do que vai acontecer
É o querer dominar o que ainda vai se tornar a ser
É a busca do controle, temendo o descontrole
Melancolia é chorar e ao mesmo tempo amar
No meio dessa tesmpstadade se pegar num belo garagalhar
Melancolia me lembra neblina
Na noite fria a busca de uma serpentina
Melancolia é a despedida
É a ferida da lembrança perdida

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Continuar tentando


Amar é ver as falhas do proximo
Mas diante das falhas temos duas opções:
Desistir, ou no final do dia pensar em continuar tentando
Eu consigo enchegar nossas falhas
E prefiro ao final do dia pensar em continuar tentando
Pois é com você que quero estar
É com você que quero envelhecer
É com você que ao longo dos anos quero me surpreender
Desistir é para quem não quer mais amar
É algo pessimista, e derrotista
Vou continuar tentando
Enquanto tiver ar em meus pulmões
Enquanto meu coração escutar a pulsação do seu
Enquanto eu me rir por dentro com suas gargalhadas
Eu vou continuar tentando, porque é com você que aprendi que o amor é docê
O amor é da cor de chocolate, em dia de céu azul
Vou continuar tentando ainda que outros falem ao contrario
Pois o que importa pra mim é que sei que nosso amor vem de Deus
Desde que te conheci te amei
Ao longo do jardim encontrei espinhos
Mas eles não me impedem de ver a beleza da flor que és
Vou continuar tentando, porque só vivo te amando!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sentindo Deus

Pai obrigado por olhar pra mim, mesmo quando não estou a olhar pra ti;
Como um cego desejo enxergar, mas pra mim basta o teu espírito a me guiar;
Minhas angustias e temores me levam a ti, como a brisa sopra sobre mim sinto seu amor me tocar;
Não me deixe errar quando tudo escurecer permita que ainda que surdo eu anseie por te ouvir;
Te sentir é melhor do que te ver,
Te ouvir e melhor do que pedir,
Saber que estas comigo é minha segurança,
Andar ao seu lado é caminhar sem se cansar,
Acreditar além dos meus temores é o que preciso Deus.